OBEDIÊNCIA

Capítulo 35



Quando Jesus estava na Terra, um advogado lhe fez esta pergunta:

"Mestre, qual é o grande mandamento da lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." (Mateus 22:36-40)

Por essa passagem vemos quão importante é para nós amar o Senhor e o nosso próximo. Mas como mostramos amor ao Senhor?

Jesus respondeu essa pergunta quando disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai" (João 14:21).

Devemos Obedecer de Bom Grado

Cada um de nós deve perguntar a si mesmo por que obedece aos mandamentos de Deus. É por medo da punição? É por que desejamos as recompensas de uma vida reta? É por que amamos a Deus e Jesus Cristo e queremos servi-Los?

É melhor obedecer aos mandamentos por medo da punição do que não obedecer a eles. Seremos, porém, muito mais felizes se obedecermos a Deus porque O amamos e queremos obedecer-Lhe. Quando obedecemos voluntariamente, Ele pode abençoar-nos voluntariamente. O Senhor disse: "Eu, o Senhor, me deleito em honrar aqueles que me servem em retidão e verdade até o fim" (D&C 76:5). A obediência também nos ajuda a progredir e a nos tornarmos mais semelhantes ao Pai Celestial. Entretanto, aqueles que nada fazem até serem mandados e guardam os mandamentos contra a vontade, perdem a sua recompensa (ver D&C 58:26-29).

Podemos Obedecer sem Compreender Por Quê

Guardando os mandamentos de Deus, preparamo-nos para a vida eterna e para a exaltação. Às vezes, não sabemos a razão por que devemos obedecer a um determinado mandamento. Todavia, mostramos fé e confiança em Deus quando Lhe obedecemos sem saber por quê.

Adão e Eva foram ordenados a oferecer sacrifícios a Deus. Certo dia, um anjo apareceu a Adão e perguntou-lhe por que oferecia sacrifícios. Adão respondeu que não sabia a razão, mas que o fazia porque o Senhor havia ordenado (ver Moisés 5:5-6).

O anjo então ensinou a Adão o evangelho e falou-lhe acerca do Salvador que viria. O Espírito Santo desceu sobre Adão e ele profetizou a respeito dos habitantes da Terra até a última geração (ver Moisés 5:9-10; D&C 107:56). Adão recebeu esse conhecimento e muitas outras bênçãos porque era obediente.

Deus Preparará um Caminho

O Livro de Mórmon conta-nos que Néfi e seus irmãos mais velhos receberam uma incumbência muito difícil do Senhor (ver 1 Néfi 3:1-6). Os irmãos de Néfi reclamaram, dizendo: "É uma coisa difícil que nos pedes." Mas Néfi disse: "Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas" (1 Néfi 3:7). Quando acharmos difícil obedecer a um mandamento do Senhor, devemos lembrar as palavras de Néfi.

Nenhum Mandamento É Muito Pequeno ou Muito Grande Para Ser Obedecido

Às vezes, podemos pensar que um mandamento não é muito importante. As escrituras falam-nos de um homem chamado Naamã, que pensava dessa forma. Naamã tinha uma doença terrível e viajou da Síria para Israel, a fim de pedir ao profeta Eliseu que o curasse. Naamã era um homem importante em seu país, por isso, ofendeu-se quando Eliseu não foi saudá-lo pessoalmente, mas mandou um servo fazê-lo. Naamã ficou ainda mais ofendido quando recebeu a mensagem de Eliseu: banhar-se sete vezes no rio Jordão. "Não são porventura Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado?" Inquiriu ele, e foi-se irado. Seus servos, porém, perguntaram-lhe: "Se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado?" Naamã foi suficientemente sábio para entender que era importante obedecer ao profeta de Deus, mesmo que suas instruções não parecessem importantes. Assim, lavou-se no rio Jordão e foi curado (ver II Reis 5:1-14).

Outras vezes, podemos pensar que é muito difícil obedecer a um mandamento. Como os irmãos de Néfi, podemos dizer: "É uma coisa difícil que nos pedes". Entretanto, como Néfi, poderemos ter a certeza de que Deus não nos dará um mandamento a menos que tenha preparado um caminho para obedecermos a sua ordem.

Foi uma "coisa difícil", quando o Senhor ordenou a Abraão que oferecesse seu filho amado, Isaque, em sacrifício (ver Gênesis 22:1-13; ver também o capítulo 26, "Sacrifício"). Abraão esperou muitos anos pelo nascimento de Isaque, o filho que Deus lhe prometera. Como poderia perder esse filho daquela maneira? A tarefa deve ter sido repugnante para ele. Mesmo assim, Abraão decidiu obedecer a Deus.

Devemos também estar dispostos a fazer qualquer coisa que o Senhor requeira de nós. O Profeta Joseph Smith disse: "Tornei esta a minha regra: quando o Senhor ordena, faço." [History of the Church (História da Igreja), 2:170.] Essa também pode ser nossa regra.

Jesus Cristo Obedeceu ao Pai

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: "Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6:38). Toda Sua vida foi devotada à obediência ao Pai, embora nem sempre isso tivesse sido fácil. Ele foi tentado de todas as formas como os outros mortais (ver Hebreus 4:15). No Jardim do Getsêmani, orou ao Pai pedindo-Lhe que, se possível, evitasse a agonia que Ele estava padecendo e o sofrimento ainda por acontecer na cruz. Depois, terminou a oração, dizendo: "Não seja como eu quero, mas como tu queres" (Mateus 26:39).

O Apóstolo Paulo disse a respeito Dele: "Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem." (Hebreus 5:8-9)

Por Jesus ter sido obediente à vontade do Pai em todas as coisas, tornou possível a salvação para nós.

Resultados da Obediência e da Desobediência

O reino dos céus é governado pela lei, e quando recebemos qualquer bênção é pela obediência à lei sobre a qual a bênção se baseia (ver D&C 130:21; 132:5). O Senhor disse-nos que pela nossa obediência e diligência podemos adquirir conhecimento e inteligência (ver D&C 130:18-19). Podemos também crescer espiritualmente (ver Jeremias 7:23-24). Por outro lado, a desobediência traz desapontamento e resulta em perda de bênçãos. "Quem sou eu, diz o Senhor, para prometer e não cumprir? Eu mando, e os homens não obedecem; revogo, e eles não recebem a bênção. Depois dizem em suas orações: Esta não é a obra do Senhor, pois suas promessas não se têm cumprido." (D&C 58:31-33)

Quando guardamos os mandamentos de Deus, Ele cumpre Suas promessas, como o rei Benjamim disse ao seu povo: "Ele requer que façais conforme vos ordenou; e se o fizerdes, ele imediata-mente vos abençoará (Mosias 2:24).

Os Obedientes Ganham a Vida Eterna

O Senhor nos aconselha: "E, se guardares os meus mandamentos e perseverares até o fim, terás a vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus" (D&C 14:7).

O Senhor descreveu outras bênçãos que serão dadas àqueles que obedecerem em retidão e verdade até o fim:

"Grande será a sua recompensa e eterna a sua glória.

E a eles revelarei todos os mistérios, sim, todos os mistérios ocultos do Meu reino desde os dias antigos, e por muitos séculos tornar-lhes-ei conhecida a boa vontade do Meu desejo concernente a todas as coisas relativas ao Meu reino.

Sim, até as maravilhas da eternidade eles conhecerão, e coisas ainda por vir, Eu lhes mostrarei, até mesmo as coisas de muitas gerações.

E a sua sabedoria será grande e o seu entendimento alcançará os céus (...)

Pois, pelo Meu Espírito os iluminarei, e pelo Meu poder Eu lhes farei conhecer os segredos da Minha vontade - sim, mesmo as coisas que o olho não viu, nem ouvidos ouviram, nem ainda entraram no coração do homem" (D&C 76:6-10).

Este texto encontra-se no site abaixo
http://www.mormons.eng.br/PrincipiosEvangelho/Capitulo35.htm
...:)...